ISA CAPITAL DO BRASIL

ISA e seus Negócios

A ISA, diretamente e por meio de suas 30 filiais e subsidiárias, realiza importantes projetos de infraestrutura que impulsionam o desenvolvimento no continente, contribuindo para o desenvolvimento da população da Colômbia, Brasil, Peru, Chile, Bolívia, Equador, Argentina, Panamá e América Central.

Para isso, foca suas atividades nos negócios de transporte de energia elétrica, telecomunicações, concessões viárias e gestão inteligente de sistemas de tempo real.

Por mais de 45 anos, a companhia vem se caracterizando pela prestação eficiente e confiável de seus serviços, respeitando os direitos humanos e a proteção ao meio ambiente, com o objetivo de favorecer a competitividade e a sustentabilidade regional, melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento das sociedades onde está presente. Tudo graças a uma equipe formada por 3.686 colaboradores altamente qualificados e comprometidos.

No final de 2012, a ISA apresentava, em suas demonstrações financeiras consolidadas, ativos de cerca de US$ 14,6 bilhões e receita de US$ 2.4 bilhões.

A empresa concentra sua estratégia na busca por novas oportunidades na região, baseada na diversificação de mercados, setores e recursos, aumentando sua rentabilidade por meio de uma operação eficiente, uma sólida estrutura de capital e relações construtivas com os órgãos reguladores.

A ISA é uma empresa socialmente responsável, caracterizada por uma postura ética, séria e comprometida com iniciativas como o Pacto Global, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e as mudanças climáticas, que permitem criar valor para seus grupos de interesse, os negócios e as gerações futuras.

Transporte de Energia Elétrica

Por meio de suas empresas filiais e subsidiárias, a ISA expande, opera e mantém sistemas de transmissão de energia em alta tensão, os quais posicionam a companhia como um dos maiores transportadores internacionais de eletricidade na América Latina. Isso graças aos 40.665 quilômetros de circuitos de alta tensão que a organização opera, às interconexões internacionais entre Venezuela e Colômbia, Colômbia e Equador e Equador e Peru, e aos seus 74.040 MVA de capacidade de transformação.

A ISA conta na Colômbia com suas empresas ISA e TRANSELCA; no Peru, com a ISA Perú, Red de Energía del Perú – REP, Consorcio Transmantaro – CTM e Proyectos de Infraestructura del Perú –PDI; na Bolívia tem a ISA Bolivia; no Chile, a INTERCHILE, e no Brasil tem as subsidiárias Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – ISA CTEEP (adquirida por meio do seu veículo de investimento ISA Capital do Brasil), Interligação Elétrica Pinheiros –PINHEIROS, Interligação Elétrica Serra do Japi – SERRA DO JAPI, Interligação Elétrica de Minas Gerais – IEMG e EVRECY.

A ISA CTEEP, em conjunto com outros sócios regionais, tem no Brasil investimentos nas empresas Interligação Elétrica Norte e Nordeste – IENNE, Interligação Elétrica Sul – IESUL, Interligação Elétrica do Madeira – IE MADEIRA e Interligação Elétrica Garanhuns – IE GARANHUNS.

Adicionalmente, a ISA tem participação acionária de 11,11% na Empresa Propietaria de la Red – EPR, entidade que opera o Sistema de Interconexão Elétrica dos Países da América Central – SIEPAC, e detém participação de 50% na empresa binacional Interconexión Eléctrica Colombia – Panamá – ICP.

Telecomunicações

A participação da ISA neste negócio se materializa por meio da INTERNEXA, companhia que, após uma década de operações, conseguiu estender 22.730 quilômetros de fibra ótica, que consolidam a companhia como a operadora de telecomunicações com maior rede terrestre contínua do continente, atravessando sete países, conectando a costa pacífica à costa atlântica e unindo as telecomunicações de toda a América do Sul.

A ISA tem na América Central uma participação acionária de 11.11% na REDCA, empresa encarregada de administrar os ativos de fibra ótica do projeto SIEPAC. A INTERNEXA, como filial da ISA, juntamente com os demais sócios, participa da construção e futura operação de 1.800 quilômetros de fibra ótica, com os quais poderá consolidar uma rede continental de 24.530 quilômetros de comprimento.

A INTERNEXA, convencida de que a massificação da banda larga e da disponibilidade imediata de conteúdos produzidos internacional e localmente são as chaves para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tem desenvolvido uma estratégia que lhe permite ser líder na América Latina na distribuição de conteúdos digitais relevantes. Nesse sentido, tem configurado um centro de dados na Colômbia, Brasil, Peru e, em breve, no Chile, nos quais armazena os servidores de distribuição internacional de conteúdo digital.

Desta forma, a filial de telecomunicações da ISA se consolida como um provedor único, que permite acessar os conteúdos mais buscados pelos usuários latino-americanos, de maneira direta e integrada. Este sistema propicia condições para o desenvolvimento em grande escala de uma indústria de conteúdos na região.

Concessões Viárias

A ISA estrutura, desenha, constrói, opera e mantém infraestrutura viária em mercados onde pode ser relevante. A operação e manutenção são efetuadas de acordo com padrões estabelecidos pelo órgão regulador em cada um dos países onde a empresa atua e está suportado em processos que garantem excelência operacional e segurança para os usuários.

Por meio da INTERVIAL CHILE e de suas cinco concessionárias (Ruta del Maipo, Ruta del Maule, Ruta del Bosque, Ruta de la Araucanía y Ruta de los Ríos), a ISA opera 907 quilômetros de autopistas, que se estendem de Santiago até a cidade de Río Bueno, posicionando-a como a maior operadora de rodovias do país.

Gestão Inteligente de Sistemas de Tempo Real

A ISA, por meio da XM desenvolve atividades de planejamento, desenho, otimização, comissionamento, operação, administração e gestão de sistemas transacionais ou plataformas tecnológicas, que envolvem o intercâmbio de informações com valor agregado e mercados de bens e serviços relacionados.

A experiência desenvolvida pela XM na operação do sistema elétrico e na administração do mercado de eletricidade lhe permite fornecer a diversos setores da economia soluções inteligentes baseadas na tecnologia e no conhecimento adquiridos.

  • Setor elétrico: XM é responsável na Colômbia pela operação do Sistema Interconectado Nacional – SIN, a administração do Mercado de Energía Mayorista – MEM e das Transacciones Internacionales de Electricidad –TIEs, com o Equador.
  • Setor financeiro: com a Bolsa de Valores da Colômbia – BVC, opera a Derivex, a empresa administradora do mercado de derivados energéticos do país, e participa como investidora na Cámara de Riesgo Central de Contraparte –CRCC (Casa de Contraparte Central de Risco).
  • Setor de trânsito e transporte: a empresa Sistemas Inteligentes en Red –SIR, filial da XM, opera o Centro de Controle de Trânstio – CCT, do Sistema Inteligente de Movilidad de Medellín –SIMM.